Como vender mais: 04 estratégias de Marketing Digital para aumentar suas vendas no modelo Inbound

Como vender mais

Como vender mais: 04 estratégias de Marketing Digital para aumentar suas vendas no modelo Inbound

Diversas empresas na atualidade utilizam o Inbound Marketing para conquistar e manter novos clientes. Essa estratégia, que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, traz inúmeros benefícios, dentre os quais pode-se citar o alcance de um público certo, o estabelecimento de um relacionamento mais próximo com os clientes, o encurtamento do ciclo de vendas e a diminuição dos custos com essa operação.

Porém, para que essa estratégia dê certo, é preciso saber quais são as medidas mais eficazes e que farão com que o número de vendas de sua empresa realmente aumente, trazendo resultados cada vez melhores. Se você ficou interessado, continue lendo este post!

1 – Produza conteúdos relevantes Como vender mais

O Inbound Marketing tem como base para a fidelização de público a comunicação entre a empresa e os consumidores. Assim, para que essa estratégia seja efetiva, é necessário investimentos na produção de conteúdos relevantes, que possam atrair a atenção do público. Dessa forma, aumentam as chances de que um lead, que é a pessoa que se interessa pelo que a empresa produz, transforme-se em uma oportunidade real de vendas.

E, para que o seu conteúdo seja considerado relevante, é importante sempre ter em mente para quem ele está sendo produzido. Dessa forma, sempre tenha em evidência qual é a persona para a qual se está produzindo, quais são os seus interesses, estilo de vida e necessidades. Com essas informações em mente, aquilo que será produzido terá maior aptidão para engajar o público.

Por meio do Marketing Inbound, os materiais não irão, necessariamente, falar acerca do seu produto, mas sim tentar encontrar a solução para os problemas que fizeram aquela pessoa procurar o seu conteúdo. E, caso esse objetivo seja alcançado, as chances de que essa pessoa se interesse pela sua empresa e continue tendo acesso àquilo que ela produz aumenta, ampliando as chances de fidelização.

2 – Entenda em qual etapa do funil de vendas se encontram os leads

Cada pessoa que procura pelo seu conteúdo pode ter uma necessidade diferente. Enquanto algumas podem ter encontrado os seus materias por acaso, outras podem estar em busca de uma solução para algum problema de possuem.

Para cada um desse perfis, é necessário recorrer a uma estratégia de alimentação de conteúdos diversificada.

Com efeito, para aquela pessoa que já identificou um problema, conteúdos mais assertivos, que falem diretamente acerca dos seus produtos ou serviços e de como eles podem ser úteis, podem ser bastante eficazes. Por outro lado, essa estratégia pode ser menos eficaz para aquela pessoa que ainda não sabe ao certo que tipo de problema tem.

Assim, identificar em quais estágios estão os possíveis clientes, com a produção de conteúdo personalizado para cada um deles, tornará o seu material mais atrativo.

Para isso, é importante acessar estatísticas da empresa, fazer entrevistas com clientes, bem como com aquelas pessoas que tiveram acesso ao seu conteúdo mas não adquiriram o seu produto. Com essas informações, podem ser criadas bases de contatos diferenciadas, com características em comum, para as quais serão direcionados conteúdos semelhantes.

Feita esta segmentação, investir em fluxos automatizados de emails pode ajudar o cliente em potencial a avançar na jornada de compras, uma vez que, por essa plataforma, é possível direcionar melhor conteúdos específicos.

3 – Invista em anúncios Como vender mais

Certamente você já teve a experiência de, enquanto navegava pela internet, ser surpreendido por anúncios de algo que você gostaria de adquirir, ou de coisas que você já vinha pesquisando há algum tempo. Esses anúncios pagos são muito apropriados e também devem ser um investimento para aquelas pessoas que querem aumentar seus números de vendas.

A vantagem desse tipo de anúncio é que ele será direcionado justamente para os leads, ou seja, aquelas pessoas que já sinalizaram interesse pelos conteúdos produzidos pela sua empresa. Assim, a conjugação de conteúdo de qualidade, produzido para o público alvo certo, mais o investimento em anúncios pagos, serão um estímulo a mais para direcionar esses leads diretamente para a próxima etapa do funil de vendas.

Duas ferramentas muito úteis são o remarketing do Google Adwords e a audiência customizada do Facebook. Nesses dois ambientes está a maior parte do público consumidor que acessa a internet, assim, por meio delas é possível alcançar um grande número de pessoas, agilizando o processo de convencimento.

4 – Exponha casos de sucesso Como vender mais

Uma preocupação cada vez mais crescente que as pessoas têm é a de serem enganadas por propagandas falaciosas na internet. Assim, quando a pessoa tem acesso ao seu conteúdo, mas ainda está em dúvidas sobre comprar ou não, ter acesso a depoimentos de outras pessoas ou empresas que estão se beneficiando com os seus produtos ou serviços pode ter um papel relevante na tomada de decisão.

Dessa forma, é importante que você tenha um canal em que seja possível compartilhar essas histórias de sucesso, nos formatos mais variados, como post em blog, vídeos, infográficos e outros, que possam alcançar as mais variadas audiências.

Porém, tenha sempre em mente que é muito importante ser transparente neste processo. Portanto, não invente ou aumente dados, tome cuidado com a exposição excessiva de clientes e tenha sempre autorização para divulgar qualquer dado de terceiros.

Assim, todas as estratégias que foram expostas são muito importantes para a modalidade do Inbound Marketing, em que se busca fidelizar o público para, assim, aumentar as vendas.

Porém, apesar de serem muito úteis para os mais diversos setores, é muito importante que se tenha um bom planejamento de marketing, com objetivos muito bem delineados, bem como que os resultados alcançados por essas medidas possam ser aferidos numericamente. Assim, será possível observar a evolução dessas estratégias, mantendo aquilo que for proveitoso e consertando eventuais falhas, de maneira que a conversão entre as etapas do funil seja cada vez mais eficaz.

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