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Marketing Jurídico: 5 dicas para prospectar clientes na advocacia

marketing jurídico

Sabemos que a concorrência no mercado jurídico está alta e por isso, escritórios de advocacia, buscam descobrir como prospectar clientes sem ferir o código de ética da OAB.

Neste contexto, o marketing jurídico ocupa um papel fundamental, pois em concordância com as regras estabelecidas pela OAB, consegue elevar a audiência do escritório, fazendo com que os serviços oferecidos venham a ser divulgados e reconhecidos entre o público potencial.

O que é Marketing Jurídico

Marketing jurídico é uma técnica usada para fortalecer a imagem de advogados e escritórios na internet sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. O método é eficiente e constantemente utilizado para conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência.

Leia também: A importância das redes sociais na advocacia

Dica 1: Ofereça informações relevantes para o seu futuro cliente

  • Crie um blog dentro de seu site.
  • Investigue quais são as principais dúvidas de seu público
  • Faça publicações comentando sobre estas dúvidas, lembrando sempre de utilizar um texto simples, de fácil compreensão para o leitor, fugindo daquele famoso “juridiquês” que só mesmo quem é advogado vai entender.
  • Organize seu blog em diferentes tópicos ou categorias que se alinham com as diferentes áreas de atuação que seu escritório pratica.

A constância é um elemento importante neste processo, pois os resultados não virão de uma hora para outra, necessitando de tempo para amadurecer e ser reconhecido pelo Google e pelo seu público.

Dica 2: Realize transmissões ao vivo para tirar dúvidas e falar sobre as principais dificuldades do seu perfil de “cliente ideal”

Neste ponto é importante você utilizar seus conhecimentos para criar um ambiente de confiança entre o cliente potencial e seu escritório, tomando cuidado para NÃO PRESTAR SERVIÇO GRATUITO, pois isso fere o código da OAB.

Dica 3: Otimize seu site com técnicas de SEO para aparecer nas pesquisas do Google em ordem de prioridade

SEO é um conjunto de técnicas que permite que o seu site apareça nas melhores posições do Google fazendo com que seu escritório se destaque em relação à concorrência.

Ferramentas como GT Metrix e Woorank podem ser utilizadas para orientar quanto à otimização do site, correção de problemas e melhorias. Faça um teste gratuito em seu site e verifique como anda a sua nota neste critério.

Dica 4: Site e Identidade visual

Tenha uma identidade visual profissional, com logotipo bem produzido e artes gráficas (como redes sociais e sites) de qualidade. Certifique-se que seu site esteja construído de forma eficiente, que seu cliente consiga “ser bem recepcionado” quando acessa seu endereço virtual.

Dica 5: Zele pelo Código de Ética

Ainda no tema “como prospectar clientes na advocacia”, quando se fala em marketing jurídico é preciso ficar atento ao que preconiza o Código de Ética. Há uma limitação, de acordo com o provimento 94/2000, relacionado ao capital intelectual e sua divulgação.

De acordo com o parágrafo 1º do provimento, “a publicidade deve ser realizada com discrição e moderação, observado o disposto nos artigos 28, 30 e 31 do Código de Ética e Disciplina”. O uso de informação para fins de prospecção de clientes deve ser muito bem avaliado.

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