Agencia de Marketing: Contratar ou fazer internamente?

Agencia de Marketing: Contratar ou fazer internamente?

Contratar uma agência de marketing ou fazer internamente?

Atualmente, existe uma infinidade de empresas especializadas em oferecer os mesmos tipos de produtos e/ou serviços. Assim, é desafio cada vez maior para os empresários conseguir atrair clientes, diferenciando-se dos concorrentes.

Uma das formas de conseguir otimizar esse processo é investindo em estratégias de marketing digital que, integradas ao time de vendas da sua empresa, consigam fazer os seus resultados alavancarem.

Agencia de MarketingPorém, ao iniciar uma estratégia de marketing nos meios digitais, uma das grandes dúvidas que os empresários costumam ter é se é mais vantajoso contratar uma empresa especializada nesses serviços ou fazer tudo com uma equipe interna.

De fato, cada uma dessas opções têm características próprias e atendem a uma determinada demanda. Assim, para te ajudar a decidir qual caminho seguir, iremos mostrar, neste post, vantagens e desvantagens da contração de uma agência de marketing digital e da internalização desse serviço. Acompanhe!

Contratar uma agência de marketing digital

Vantagens Agencia de Marketing

1) Acesso a recursos tecnológicos

Quando a empresa efetua a contratação de uma agência de marketing digital para desenvolver suas estratégias de marketing, ela também está contratando recursos tecnológicos, ferramentas e estratégias mais atualizadas que o mercado possui.

Com efeito, em regra, as agências especialistas em marketing contarão com os últimos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, de modo a oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Assim, não será necessário que a sua empresa dispenda valores com esses recursos. Contratar agência de marketing ou fazer internamente?

2) Equipe preparada

Outra grande vantagem da agência de marketing digital é que ela contará com uma equipe completa e preparada para desenvolver as estratégias de marketing necessárias para otimizar os resultados da sua empresa.

Isso é muito importante, tendo em vista que, para implementar uma boa estratégia de marketing, é necessário um time completo que conte com diversos profissionais: redatores, programadores, designers, gerentes de conteúdo, dentre outros. Contratar agência de marketing ou fazer internamente?

3) Mensuração dos resultados obtidos

A agência de marketing digital possui todas as ferramentas necessárias para, além de aplicar a estratégia de marketing, mensurar os resultados obtidos. Isso é muito importante, tendo em vista que permite à agência fazer os ajustes que forem necessários na estratégia de marketing e manter aquilo que estiver dando resultados positivos.

4) Foco nos negócios Contratar agência de marketing ou fazer internamente?

Por fim, mas não menos importante, ao contratar uma agência de marketing digital a sua empresa poderá focar naquilo que é especialista, o que é muito útil tendo em vista que uma estratégia de marketing bem sucedida exige um grande dispêndio de energia.

Assim, a empresa e seus funcionários poderão ficar focados em dar atenção aos clientes que forem atraídos pelas estratégias de marketing e na qualidade dos seus produtos ou serviços.

Desvantagens

1) Orçamento Contratar agência de marketing ou fazer internamente?

Antes de contratar uma agência de marketing, é preciso verificar se o orçamento da empresa permite esse tipo de gasto. Essa preocupação existe, principalmente, entre as pequenas e médias empresas, que geralmente contam com orçamentos mais reduzidos.

Assim, é importante fazer diferentes orçamentos e verificar se existe, no mercado, alguma empresa que caiba no seu planejamento e que tenha bons referenciais para que o investimento feito tenha retorno.

2) Distanciamento da estratégia de marketing

Quando se contrata uma agência de marketing, o conhecimento sobre a estratégia de marketing ficará nas mãos da agência. Assim, pode ser interessante ter, também, uma equipe interna que trabalhe em conjunto com essa empresa, de forma a não ficar tão distante das estratégias a serem desenvolvidas.

3) Não obtenção o retorno esperado

Existem, atualmente, diversas empresas no mercado que são especializadas nas mais diversas estratégias de marketing.

Assim, antes de contratar uma agência, é importante pesquisar bem para verificar se a empresa escolhida têm expertise na sua área, de modo a não obter resultados diversos do que almeja. Portanto, saiba antes qual resultado espera obter e, depois, procure alguma agência que se adeque aos seus objetivos. Leia também Vendas baixas: O que fazer? 5 dicas que podem te salvar!

Marketing interno Agencia de Marketing

Vantagens Agencia de Marketing

1) Sigilosidade

Uma das grandes vantagens em manter o marketing da empresa com uma equipe interna é manter os conhecimentos do seu negócio, clientes e parceiros, restritos aos seus funcionários. Empresas que desenvolvem produtos exclusivos, com processos de produção extensos e segredos industriais, podem prezar por essa sigilosidade em seus negócios.

2) Espírito de cooperação

Quando o marketing é realizado por uma equipe interna, os funcionários nela envolvidos, por estarem a par do dia a dia da empresa, podem fazer uma estratégia mais personalizada e que tenha mais relação com as características específicas do negócio, além de não ser necessário passar as políticas da empresa para um novo funcionário.

3) Desenvolvimento de talentos internos

Além disso, ao desenvolver uma equipe interna de marketing você pode investir em uma formação específica para os seus funcionários, treinando-os em ferramentas de inbound marketing e marketing digital. Isso pode ser motivador, inclusive, para os próprios funcionários, que se sentirão valorizados e motivados a aprender cada vez mais.

Desvantagens

1) Tempo dispendido

Treinar uma equipe interna para realizar o marketing da empresa pode levar tempo. Caso você não vá contratar novos funcionários que já tenham especialização no assunto, será preciso investir em cursos e treinamentos, gastando-se um longo período com a aprendizagem.

2) Qualidade Agencia de Marketing

Como a sua empresa não é especialista em design e ferramentas digitais, pode ser que a qualidade das ações não seja a mesma do que a de uma estratégia desenvolvida por uma agência especializada, até porque, conforme já ressaltado, essas empresas costumam contar com aparatos tecnológicos específicos para entregar os melhores resultados.

3) Sobrecarga de pessoal Agencia de Marketing

Caso a sua equipe seja pequena, e já tenha dificuldades em manter as metas da empresa em dia, sobrecarregá-la com mais essa função pode atrapalhar ainda mais o fluxo da empresa, fazendo com que os resultados fiquem comprometidos.

4) Exigirá atualização contínua Agencia de Marketing

É importante lembrar que o marketing digital está em constante evolução. Dessa forma, para desenvolver uma estratégia bem sucedida, será necessário que a equipe esteja, o tempo todo, se atualizando e estudando novas técnicas, o que pode ser muito dispendioso e, novamente, atrapalhar as demais funções da empresa.

Assim, diante desses prós e contras, cabe a cada empresa sopesá-los para verificar se, no caso concreto, compensa contratar uma agência de marketing ou realizar essas funções internamente.
Caso a sua opção seja contratar uma agência de marketing digital, entre em contato com a Impacto Marketing e saiba que vantagens ela pode trazer para os seus negócios. Agencia de Marketing

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