Conheça 5 benefícios do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

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Conheça 5 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas

O advento e desenvolvimento da internet propiciou que as empresas tivessem um contato cada vez mais direto com os seus clientes, sem ser necessário o investimento de altos valores para fazer propaganda nos meios tradicionais – jornais, televisão, etc. marketing digital para pequenas empresas

Porém, essa ferramenta também fez com que esses consumidores ficassem cada vez mais exigentes. Com efeito, antes de adquirir um produto ou serviço, é cada vez mais comum que eles procurem por referências na internet, ficando a cada dia mais criteriosos.

Assim, a propaganda na internet precisa acompanhar esse movimento do público, sendo útil e respondendo a uma necessidade real para que seja efetiva. marketing digital para pequenas empresas

E, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as empresas de grande porte que precisam estar conectadas: as pequenas e médias empresas também precisam acompanhar essas novas tendências, sob o risco de não serem localizadas pelos consumidores.

Nessa esteira, surge o Marketing Digital: um conjunto de estratégias para auxiliar na tarefa de divulgar marcas na rede, de maneira efetiva e com alto grau de retorno.

E para você que quer saber quais vantagens o Marketing Digital pode oferecer para a sua pequena e média empresa, nós trouxemos 05 benefícios .

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1) Possibilidade de mensurar os resultados marketing digital para pequenas empresas

Com as estratégias de marketing tradicionais, era preciso aguardar até o final da campanha para medir os resultados alcançados. Já com o marketing digital, isso não é preciso, pois ele conta com uma série de ferramentas que propiciam acompanhar, em tempo real, o desempenho das suas campanhas. Leia também Planejamento estratégico: passos básicos para ações digitais

Isso é muito importante, principalmente, para pequenas e médias empresas, que geralmente contam com um orçamento mais limitado e não podem correr tantos riscos.

Assim, essa mensuração imediata permite entender quais são os pontos positivos e negativos da campanha e mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), que são importantes números para uma empresa.

Dessa maneira, será possível alocar mais recursos para aqueles meios de comunicação que estejam retornando melhores resultados, e diminuir aqueles que não obtém números tão satisfatórios.

Isso permite, ainda, que se entenda melhor o público-alvo das suas estratégias, o que ele deseja e de que maneira poderá impactá-lo mais satisfatoriamente.

2) Possibilidade de segmentar o público marketing digital para pequenas empresas

Segmentar o público significa determinar o perfil das pessoas que terão acesso às suas publicidades. Com as estratégias de marketing tradicionais, isso não era possível, pois as campanhas atingiam um grande número de pessoas, porém, dos mais variados perfis.

Com o marketing digital, isso muda de figura. Isso porque ele permite segmentar o seu público utilizando diversos parâmetros: idade, sexo, renda familiar, localização, dentre outros.

Com essa segmentação, é possível fazer campanhas muito mais direcionadas ao público-alvo que realmente importa, aumentando a chance de conversão de leads. Com efeito, é importante direcionar sua estratégia para o público que tem interesse pelo seu produto/serviço.

Isso, certamente, tornará suas estratégias mais eficazes.

3) Possibilidade de atração gratuita Marketing Digital para pequenas empresas

Outra característica do marketing tradicional é a sua onerosidade: de forma alguma seria possível criar alguma estratégia sem despender algum valor. Com a internet, isso já se torna possível.

Existem diversas plataformas pelas quais é possível criar conteúdos de forma gratuita, o que pode ser útil para aquelas pequenas e médias empresas que estão começando a se aventurar pelo marketing digital.

Entretanto, mesmo após o investimento de algum valor em sua estratégia de marketing digital, caso ela seja bem desenvolvida, haverá grandes chances de continuar gerando resultados a longo prazo.

Os resultados orgânicos, ou seja, não pagos, são uma realidade muito comum no mundo digital, e podem acontecer por meio de pesquisas em ferramentas de busca, redes sociais, e-mails, etc. Explore essas possibilidades.

4) Maior contato entre os consumidores e a empresa Marketing Digital para pequenas  empresas

Conforme já foi apontado nesse texto, a internet permite que a empresa tenha um contato cada vez mais direto com os seus clientes. Isso porque as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, então, se a sua empresa também estiver, a chance de criar um relacionamento com seus clientes fica cada vez maior.

Ademais, os canais digitais permitem uma interação cada vez maior do público, de modo que é possível receber críticas, sugestões e elogios que são imprescindíveis para o aprimoramento da qualidade do que a empresa oferece.

Assim, não subestime o poder de um bom canal de comunicação com os seus clientes.

Porém, para que ele seja efetivo, é importante que os conteúdos criados pela empresa sejam relevantes. Apenas assim os clientes terão interesse em acessá-los, gerando, por consequência, uma audiência que pode se dar por meio de e-mails, assinaturas no blog, seguidores em redes sociais, assinantes de newsletter, dentre outros.

5) Ótimo custo-benefício marketing digital para pequenas empresas

Como ficou claro pelos benefícios anteriores, apostar em marketing digital é muito mais barato do que criar campanhas de marketing nos meios tradicionais.

Além disso, essas campanhas tradicionais eram pouco direcionadas, de modo que não havia garantias de que ela chegaria ao consumidor em potencial e, portanto, gerar lucros para a empresa.

Ficou evidente que, com as campanhas de marketing digital, essa chance é muito maior, e com um custo muito menor.

Assim, a relação custo-benefício é muito boa, pois o marketing digital pode gerar bons lucros mesmo que conte com baixos orçamentos.Marketing Digital para pequenas e médias empresas

Portanto, se sua empresa conjugar a aplicação de recursos com boas ideias e ferramentas adequadas, o investimento será muito maior do que o que seria obtido com o marketing tradicional. Conehça também nossos Materiais Gratuitos.

Assim, se a sua pequena ou média empresa quer alavancar os negócios, mas ainda não investiu em marketing digital por receio de não obter os resultados esperados, perca esse receio. Atualmente, as empresas que não estiverem conectadas terão chances muito menores de sucesso, sejam elas grandes, médias ou micro.

Portanto, procure hoje mesmo implementar o marketing digital nos seus negócios e descubra as vantagens de estar conectado!

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